Venezuelano: Alegra-te! O que ocorreu em 15 de fevereiro foi bom!
Por: Alejandro Peña Esclusa
Certamente te sentirás triste e, inclusive, deprimido com o resultado do referendo de 15 de fevereiro, que permitirá a Chávez se reeleger indefinidamente. Entretanto, esta sim que é uma vitória pírrica porque, em vez de garantir a permanência do Regime acelerará sua queda. Os fatos são os seguintes:
1. Em 15F se executou um golpe de Estado. A Carta Magna proíbe realizar uma mesma consulta dentro de um mesmo período constitucional. Em 2 de dezembro de 2007 os venezuelanos dissemos NÃO à reeleição, portanto, o referendo de 15F violou abertamente a Constituição;
2. Em 15F perpetuou-se uma massiva fraude. Todo o sistema eleitoral venezuelano é fraudulento. Dos cinco reitores do CNE, quatro são chavistas e o quinto simula ser neutro. As máquinas eletrônicas de votação são manipuláveis. O sistema de caça-digitais é anticonstitucional e o Registro Eleitoral está absolutamente viciado.
3. Na noite de 15F, Chávez anunciou publicamente sua intenção de permanecer em Miraflores indefinidamente. Que uma mesma pessoa se perpetue no poder, é violador dos preceitos democráticos.
4. Como conseqüência do que foi dito acima, podemos afirmar que em 15F começou oficialmente uma ditadura na Venezuela (antes também vivíamos uma ditadura, porém agora tornou-se evidente para o mundo inteiro). A partir de agora, os venezuelanos finalmente aceitarão uma dura realidade: não existe saída eleitoral para a crise. Começará uma nova fase da luta, mais difícil e perigosa, porém mais realista e efetiva.
5. Os venezuelanos também entenderão que urge mudar de liderança opositora. Os partidos políticos que insistem em nos levar – sem as mínimas condições – pelo ilusório caminho eleitoral até 2012, perderão toda a credibilidade. Uma nova liderança, que emergirá da sociedade, e não dos partidos, guiará o país nos duros tempos que se avizinham.
6. A partir de agosto de 2009, o tsunami financeiro que vem do norte golpeará brutalmente nossa economia. Este fenômeno nos afetará a todos por igual, porém mais fortemente ao governo que não poderá satisfazer as exigências de um povo que irá querer emprego, comida, segurança e serviços. A combinação de tudo isto acelerará a queda do Regime.
Chávez cometeu um grave erro ao forçar sua reeleição indefinida. O país estava em relativa calma, esperando pacientemente até 2012 para mudar de governo. Porém, agora que sabe que seu voto não conta e que Chávez não irá embora, está frustrado, incomodado e indignado.
Chávez ainda não percebe, mas despertou um poderoso gigante adormecido que desprezará não só seus planos de reeleição, como também à mal chamada revolução bolivariana.
Portanto, Venezuelano: Alegra-te! O que o correu em 15F foi bom!
Tradução: Graça Salgueiro