Inicio » Noticias, Portugês

UnoAmérica pede ao Congresso e à Corte Suprema do Brasil para parar as ações de Lula em Honduras

29 September 2009

Versión en español

Zelaya en la embajada de Brasil

Zelaya en la embajada de Brasil

Senhores,
Deputados e Senadores do Congresso Nacional
Magistrados da Corte Suprema de Justiça

República Federativa do Brasil.-

Tenho a honra de dirigir-me aos senhores na oportunidade de expor-lhes o seguinte:

O aval de Lula à operação que permitiu o regresso clandestino de Zelaya a Honduras –assim como o apoio logístico que a Embaixada do Brasil lhe presta, para que desde lá coordene ações destinadas a provocar uma guerra civil– afeta a estabilidade da região centro-americana e prejudica gravemente os interesses nacionais de vossa nação.

Aparentemente, as ações internacionais de Lula procuram defender a democracia e incrementar a presença do Brasil na América Latina. Entretanto, isso é só na aparência.

Na realidade, as manobras de Lula no exterior estão desenhadas para favorecer única e exclusivamente seus aliados do Foro de São Paulo [1], organização que pretende destruir as instituições de nossas nações e colocar o Poder Executivo acima dos demais poderes públicos, como ocorre na Bolívia, Equador e Venezuela, e como Zelaya pretendia fazer em Honduras.

Até agora Lula se comportou como um socialista “moderado”, porque as sólidas instituições brasileiras o impedem de atuar de outra forma. Todavia, a estratégia de Lula consiste em apoiar os radicais na periferia, para facilitar o avanço do socialismo radical dentro do vosso próprio país. Sem dúvida, Lula tem favorecido a Chávez de maneira inaceitável [2].

Para entender a relação tão estreita que existe entre Lula, Chávez e Zelaya, assim como o pano de fundo das manobras do governo brasileiro em Honduras, é de vital importância que vossas instituições tenham acesso às informações contidas nos computadores de Raúl Reyes.

Faço um respeitoso chamado a investigar seriamente por que o Congresso e a Corte Suprema de Honduras se viram obrigados – por mandato constitucional – a destituir Zelaya. Também me atrevo a sugerir-lhes que impeçam que o presidente Lula continue provocando conflitos em Honduras.

Sem outro particular a que fazer referência, aproveito para fazer-lhes chegar meus mais sinceros desejos pelo bem-estar e o progresso de vossa grande nação.

Muito atenciosamente,

Alejandro Peña Esclusa
Presidente de UnoAmérica
www.unoamerica.org

(1) Ver artigo – El Foro de Sao Paulo a los 16 años de fundado. Disponível em:
http://www.fuerzasolidaria.org/WebFS/Escritos/FSP16anos.html

(2) Ver artigo – La verdad sobre Lula. Disponível em:
http://www.fuerzasolidaria.org/WebFS/Escritos/LaVerdadSobreLula.htm

Tradução: Graça Salgueiro