Inicio » Noticias, Portugês

Evo Morales prepara um novo massacre

8 September 2009

Versión en español

Evo Morales durante desfile militar

Evo Morales durante desfile militar

Bogotá, 8 de setembro – A União de Organizações Democráticas da América, UnoAmérica, denunciou hoje que o presidente boliviano Evo Morales está preparando um novo massacre, parecido ao de Pando, para justificar sua permanência no poder.

UnoAmérica emitiu um comunicado, justo depois que Morales advertiu nesta terça-feira sobre “possíveis atentados contra sua pessoa e auto-atentados da oposição para lançar-lhe a culpa desses atos”. UnoAmérica considera que, mais do que uma advertência, as declarações de Morales constituem uma “confissão” sobre o que o mandatário pensa fazer.

“Em suas declarações, Evo Morales teve o cinismo de – uma vez mais – responsabilizar a oposição sobre o massacre de Pando, em que pese que o informe de UnoAmérica demonstra, sem deixar qualquer dúvida, que o governo boliviano idealizou, planejou e executou esses atos de violência”, diz o comunicado.

UnoAmérica opina que Evo Morales está preparando um “plano B”, em caso de as pesquisas não lhe favorecerem. “Ele orquestrará um enfrentamento armado e depois culpará a oposição, para assim sabotar o processo eleitoral ou desconhecer seu resultado”.

Em 23 de junho desse ano, UnoAmérica acusou o governo de Evo Morales por delitos de lesa-humanidade ante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), justamente pelo massacre de Pando. Na semana passada, acorreu de novo à sede da CIDH em Washington, para acrescentar novos elementos ao processo que incluem a suspeita morte do procurador encarregado do caso Pando, Dr. Mario Mariscal.

Em 11 de junho passado, UnoAmérica assinalou publicamente a responsabilidade de Evo Morales nos atos de violência suscitados na amazônia peruana, na localidade de Bagua.

UnoAmérica é uma plataforma que agrupa mais de 200 ONGs latino-americanas, fundada no ano passado na cidade de Bogotá.

www.unoamerica.org

Tradução: Graça Salgueiro